terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Projeto contra games violentos no Brasil tem repercussão mundial



A notícia sobre o projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB) que proíbe a fabricação, importação ou distribuição de jogos eletrônicos violentos no Brasil chegou à mídia internacional. Sites populares sobre videogames relatam a proposta, que quer combater a circulação de games “ofensivos aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”.

O site Joystiq ironizou as medidas - que inclui a pena de uma a três anos de prisão para quem for pego, por exemplo, importando títulos categorizados como violentos. "É um bom tempo de cárcere para cumprir apenas por importar uma cópia de Grand Theft Auto IV, não acham?", afirma o site.

Já o GamePolitcs.com relembra que o Brasil tem histórico de medidas com games proibidos, "como Carmageddon, Postal e Grand Theft Auto". Por sua vez, o site Kotaku, um dos mais influentes no assunto, noticia o acontecido, mas também faz graça do visual do senador Raupp, chamando-o de "tanto senador como um leão de um homem".

O portal de notícias sobre tecnologia CNET disse que "essa proibição, como muitas outras, acaba colocando a culpa de problemas da sociedade em videogames em vez de lidar com problemas sociais maiores, incluindo falta de vigilância dos pais".

O texto segue agora para votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e não precisará ser aprovada no plenário. “Alguns jogos são mais do que brincadeiras de mau gosto e se tornaram um arsenal de propaganda e doutrinação contra determinadas culturas”, afirmou o relator Valter Pereira (PMDB) à reportagem do Metro.

A sociedade brasileira, precisa ficar atenta as influências que os jogos podem ter sobre os jovens, particularmente os pais precisam participar na vida dos filhos não só em questão na educação, saúde e alimentação, como também na vida social, seja on line, ou não, saber a opinião deles sobre os jogos virtuais, afim de  apurar se os comportamentos socias, principalmente os cibernéticos, estão sendo úteis ou supérfluos. A sociedade atual em todo o Planeta, está também sendo influenciada pela televisão, jornais e as redes sociais; cada um de nós precisa buscar o discernimento, a fim de obter culturalmente e socialmente o que é bom para todos.

Fonte: Eband. 

 

Um comentário:

  1. Sérgio

    Eu vou indicar um livro e um vídeo, deixando assim, cada um com a responsabilidade sobre os seus atos.

    O livro tem como título : "As Crianças Aprendem o que Vivenciam".

    O vídeo tem como título : Crianças Vêem, Criança Fazem
    http://www.youtube.com/watch?v=KKri5UKLYRM

    Parabéns pelo post.

    Um abraço.

    Nelson (ProfessorNelsonMS)

    ResponderExcluir