segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como se Prevenir do CyberBullying




Hoje em dia está ficando cada vez mais comum, receber ofensas por email e pior ainda quando as piores grosserias caem nas redes sociais, podendo denegrir a imagem do indivíduo, deixando-o em frangalhos dependendo da exposição.

As vítimas devem tomar algumas medidas para combater o fenômeno:


- É preciso preservar as provas de forma adequada. No caso de sites, é preciso tirar fotos ou dar um Print Screen (função do teclado que grava a imagem da tela) e ainda imprimir.

- É importante também mostrar a página das ofensas a pessoas conhecidas, testemunhas que poderão ajudar no processo.

- Para se prevenir ainda mais, a dica é ir a um cartório de notas para a emissão de uma ata notarial (documento com fé pública que confirma e atesta a existência daquele site mesmo que ele saia do ar).

- No caso de e-mail, o usuário deve mantê-lo em formato eletrônico, pois em 99% dos crimes que ocorrem usando meios eletrônicos, é necessário mostrar provas periciais.

- A partir desta preservação, a pessoa deve procurar um advogado para a avaliação do caso e seguir com o processo.

- Caso a ocorrência tenha sido em sites de relacionamento, como o Orkut, é aconselhável também preservar as provas, mas também contatar a empresa responsável pela página - no caso, o Google.

 Estas são as medidas principais para se precaver mais, mas o melhor sempre estar denunciando como Spam, denuciando também nas redes sociais, para comunicar com os outro sobre determinado cidadão, do que ele pode ser capaz de fazer.


  O criminoso (sim, pois é tipificado como crime)pode ser punido de seis meses a dois anos, além de receber uma multa, dependendo do artigo em que se encaixa. Mas na maioria das vezes os delinqüentes não são presos e recebem as penas substitutivas – serviços comunitários ou doação de cestas básicas.

É uma vergonha que não tenha mais rigor em nossas leis e as consequentes punições não são tão rigorosas, é preciso que haja uma mobilização para que se acabe completamente com este tipo de crime.


Fonte: EBand.



diHITT - Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário