terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Britânico Volta a Enxergar Com  'Olho Biônico'

 



Um homem britânico que havia perdido a visão na juventude se tornou uma das primeiras pessoas do mundo a voltar a enxergar com o uso de um "olho biônico" desenvolvido nos Estados Unidos.

Peter Lane, de 51 anos, da cidade de Manchester, é uma das 32 pessoas que estão sendo submetidas uma experiência internacional com o equipamento.

Ele recebeu um implante de um receptor eletrônico, instalado dentro do globo ocular e ligado ao nervo óptico e a óculos especiais.

Uma câmera colocada nesses óculos capta a imagem e a envia a um processador portátil, que transforma a imagem em sinais eletrônicos enviados ao receptor. Este, por sua vez, envia impulsos até retina e nervo óptico, fazendo a pessoa finalmente enxergar.

Lane, por enquanto, consegue apenas ler palavras pequenas em uma tela especial.

O "olho biônico" foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight e está sendo testado por apenas 11 médicos de todo o mundo.

Os especialistas, no entanto, acreditam que inicialmente o aparelho será útil apenas para as pessoas vítimas da retinite pigmentosa.

É um verdadeiro milagre e esforços dos cientistas na criação do 'olho biônico', e uma imensa e enorme alegria e esperança, para quem faz parte dos testes e está usufruindo desta tecnologia. Sendo a premissa que a tecnologia veio para servir ao homem e não o contrário, os esforços cada vez mais para ajudar quem sofre de paralisia  de qualquer natureza é sempre bem vindo, auxiliando e facilitando o acesso destes no ambito social e também no mercado de trabalho.

Fonte: g1.globo.com/g1/ciencia


2 comentários:

  1. Nossa... isso sim é uma revolução para o bem do ser humano, agora ver se é acessível, se o resultado é confiável!

    ResponderExcluir
  2. O espírito de Deus inspirando os Cientistas para o Bem, é sempre um avanço para o bem da Humanidade!!!!!

    ResponderExcluir